Ebrafim

Concurso de Bolsas de Estudo EBRAFIM - Turmas 2025

A oportunidade certa para você, Fisioterapeuta, iniciar sua Pós-graduação em Osteopatia em 2025. Seja bem-vindo(a), aqui você encontra as principais informações sobre o Concurso de Bolsas de Estudo para as Turmas de 2025 da EBRAFIM.

SEJA MUITO BEM-VINDO(A)!

Esta é a página oficial do Concurso de Bolsas de Estudo nos cursos de Osteopatia da EBRAFIM, válido somente para novos alunos ingressantes nas turmas a partir de 2025.

Fique atento às regras do Edital e à Bibliografia da Prova (A SEGUIR NESTA PÁGINA), e em caso de dúvidas fale conosco.

INFORMAÇÕES GERAIS

CRONOGRAMADATAACESSOFORMATO
Inscrições02/12/2024 à 31/12/2024OnlineInstagram: @ebrafim
Liberação da "Prova Teste"03/01/2025 até às 23h59OnlineSite: ebrafim.com
Prova12/01/2025 (Domingo) - das 10h00 às 11h00  (Horário de Brasília)OnlineSite: ebrafim.com
RecursosAté 13/01/2025 às 23h59E-mailsecretaria@ebrafim.com.br
Seleção do Pesquisador (currículo e entrevistas)14/01/2025 até 17/01/2025E-mailVideoconferência: Zoom Meetings
Envio dos documentosAté 20/01/2025E-mailJPG ou PDF
Homologação dos Resultados22/01/2025Instagram: @ebrafimInstagram: @ebrafim

ORGANIZAÇÃO GERAL E CIENTÍFICA:

Prof. D.O. Dr. Bruno Gonçalves Dias Moreno

Realize aqui sua inscrição para garantir sua vaga. Você receberá um e-mail de confirmação em instantes.

EDITAL CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO EBRAFIM

Este edital tem objetivo de regulamentar o concurso anual de Bolsas de Estudo, nos cursos de Formação Completa em Osteopatia da EBRAFIM. O concurso será realizado em etapa única, através de uma prova com questões de múltipla escolha e dissertativas, realizada online, com acesso estabelecido pelas regras deste edital. Somente poderão usufruir das bolsas de estudo participantes aptos a realizar um curso de Osteopatia. As bolsas de estudos serão válidas apenas para novas turmas de Osteopatia, organizadas diretamente pela EBRAFIM, com início no ano de 2025.

CAPÍTULO I - DA INSCRIÇÃO E DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

Art. 1º O presente Concurso será realizado pela EBRAFIM e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos para turmas de Formação Completa em Osteopatia, com início a partir de 2025, em qualquer uma das cidades onde o curso é realizado sob gerência administrativa direta desta empresa.

Parágrafo único - A consulta das cidades pode ser feita pelo site https://www.ebrafim.com/Cursos.

Art. 2º A inscrição do candidato implicará a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

Art. 3º A inscrição será realizada exclusivamente pela página web, com acesso disponível pelo link da bio, da conta de Instagram @ebrafim, no período de 02/12/2024 à 31/12/2024.

Art. 4º A inscrição será gratuita, vinculada ao e-mail e telefone com WhatsApp válidos do candidato.

Art. 5º As bolsas de estudos concedidas por meio deste Concurso serão válidas para uso imediato, a partir da homologação dos resultados finais.

Art. 6º Para os candidatos contemplados no Concurso, a concessão da bolsa dependerá da formação de turma na Cidade escolhida e da quantidade de vagas disponíveis para novos alunos.

Art. 7º É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar o andamento do Concurso por meio da página web, com acesso disponível pelo link da bio, da conta de Instagram @ebrafim, desde a publicação até suas eventuais retificações ou qualquer comunicação que se faça necessária.

Art. 8º É responsabilidade do candidato, para realização da prova, dispor de conexão com a Internet adequada. Recomendamos utilizar o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox, devidamente atualizados.

CAPÍTULO II - DA REALIZAÇÃO DA PROVA

Art. 9º As provas de seleção serão realizadas em etapa única, através de uma prova de múltipla escolha e dissertativa, conforme bibliografia e temática descrita neste edital.

Parágrafo primeiro - Prova de múltipla escolha será composta por 20 questões (peso 1 cada uma) de conhecimentos gerais, cada questão com cinco alternativas, apenas uma resposta correta. A prova dissertativa terá 1 questão (peso 3). A prova terá duração de uma hora.

Parágrafo segundo - Todos os candidatos receberão acesso a uma "Prova Teste" em até 4 dias antes da prova oficial. A "Prova Teste" tem como objetivo dar uma oportunidade aos candidatos de testar seus sistemas, acesso e familiarizar-se com os processos deste concurso. O acesso a prova teste é facultativo e não será contabilizado como pontuação dos candidatos.    

Art. 10º Não serão aceitos recursos alegando queda de conexão ou lentidão no sistema.

Art. 11º Uma vez finalizada a prova, ela não poderá ser acessada novamente pelo candidato.

Art. 12º Após o horário previsto para realização da prova, o sistema encerrará automaticamente o acesso do candidato, independentemente da questão em que o candidato estiver resolvendo.

Parágrafo único - Os horários estabelecidos seguem o padrão de Brasília.

CAPÍTULO III - DA SELEÇÃO DO PESQUISADOR

Art. 13º A seleção do pesquisador bolsista em um curso de Osteopatia EBRAFIM será feita por análise curricular e entrevista.

Art. 14º Após o encerramento das inscrições será solicitado a todos os participantes deste concurso, que tiverem interesse em realizar trabalhos científicos com a EBRAFIM, que enviem um link do seu Currículo Lattes.

Art. 15º Os melhores currículos científicos serão selecionados e agendadas entrevistas por videoconferência com os candidatos para seleção de um pesquisador. Critérios como a produção científica e formação stricto sensu serão os tópicos mais importantes desta seleção. A entrevista final, realizada por uma banca examinadora, será o critério decisivo para a seleção do pesquisador bolsista.

Art. 16º Um pesquisador selecionado neste processo receberá uma bolsa de estudos de 80%, em curso de Formação em Osteopatia, para as turmas iniciantes a partir de 2025.

Art. 17º O pesquisador selecionado deverá acompanhar e participar dos projetos de pesquisa da escola, auxiliar na correção e elaboração dos melhores trabalhos de conclusão de curso dos alunos, colaborar na produção de conteúdo científico para Blog e redes sociais da EBRAFIM.

Art. 18º O não cumprimento das tarefas determinadas no Art. 17º acarretará na perda da bolsa de estudos conquistada pelo pesquisador. 

CAPÍTULO IV - DO RESULTADO, DA CLASSIFICAÇÃO E DA MATRÍCULA

Art. 19º O resultado será divulgado no e-mail cadastrado pelos candidatos e página oficial da EBRAFIM no Instagram, conforme o cronograma deste edital.

Art. 20º Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, pelo número de matrícula e apenas as iniciais de seus nomes. Não serão publicados nomes completos nas apresentações de resultados.

Art. 21º No caso de empate na pontuação será beneficiado o candidato com maior pontuação na questão dissertativa, permanecendo o empate o de maior tempo de graduação em fisioterapia apurado pelo certificado de conclusão de curso, permanecendo empate pela maior idade certificada por documento oficial de identidade e permanecendo o empate por um sorteador online.

Art. 22º Somente terão acesso a premiação, alunos que já sejam graduados em Fisioterapia ou que sejam concluintes de graduação no ano de 2024, em curso reconhecido pelo MEC ou CEE. Caso o candidato não apresente documentação comprobatória, em até 2 dias depois de solicitado pela secretaria da EBRAFIM o prêmio será oferecido para o próximo classificado da lista.

Art. 23º Os dois primeiros colocados deste concurso receberão um cupom de desconto de 80% nas mensalidades do curso de Formação Completa em Osteopatia, que poderá ser realizado em qualquer uma de nossas sedes no Brasil, dependendo apenas da confirmação de abertura da turma. O terceiro e quarto lugares receberão bolsa de 50% e o quinto e sexto bolsa de 30%. As matrículas deverão ser pagas pelos ganhadores de forma integral, pois são destinadas a quitar o material de estudos.

Art. 24º Não serão aceitos mais que dois cupons de desconto para uso na mesma turma do curso de Osteopatia e terão prioridade de escolha os primeiros colocados no concurso.

Art. 25º Os cupons de desconto são de uso exclusivo do candidato ganhador e caso seja transferido para outra pessoa será automaticamente cancelado.

Art. 26º A bolsa de estudos no curso não estende os descontos para a chancela como Especialização lato sensu, pois isto é realizado por IES diferente da que promove este concurso.

Art. 27º As bolsas de estudo contempladas neste concurso são válidas para pagamentos até a data de vencimento das cobranças. No caso de atraso de pagamento, o candidato perde seu desconto no mês da cobrança vencida.

CAPÍTULO V - DOS RECURSOS

Art. 28º Recursos sobre a correção das questões deverão ser enviados no prazo estabelecido no cronograma desta página para o e-mail secretaria@ebrafim.com.br.  O prazo de resposta será de até 48 horas após o recebimento.

Art. 29º Se do provimento de recurso resultar anulação de questão integrante da prova, a pontuação correspondente a essa questão será corrigida e atualizada para todos os candidatos participantes, podendo alterar os resultados da primeira divulgação.

CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 30º Para todos os horários contidos neste Regulamento, deverá ser considerado como referência o horário de Brasília.

Art. 31º Os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento serão avaliadas pela Comissão do Concurso.

BIBLIOGRAFIA DA PROVA

  • Anatomia:
    MOORE, KEITH L. ANATOMIA ORIENTADA PARA A PRÁTICA CLÍNICA. 4ED. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2001.
  • Fisiologia:
    GUYTON, A.C., HALL, J.E TRATADO DE FISIOLOGIA MÉDICA 10. ED. RJ . GUANABARA KOOGAN, 2002.
  • Fisiologia articular:
    KAPANDJI, A. I. FISIOLOGIA ARTICULAR: MEMBROS INFERIORES, SUPERIORES E TRONCO. 5. ED. SÃO PAULO: PANAMERICANA, 2000.
  • Métodos de Avaliação em Fisioterapia:
    MAGEE, D. AVALIAÇÃO MUSCULOESQUELÉTICA. 4.ED. SÃO PAULO: MANOLE, 2005.
    GOODMAN E SNYDER. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM FISIOTERAPIA. 4ª ED. RIO DE JANEIRO: ELSEVIER, 2009.
  • Anatomia Palpatória:
    JUNQUEIRA, L. ANATOMIA PALPATÓRIA E SEUS ASPECTOS CLÍNICOS. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2010. 
  • Fisiologia neuromuscular:
    BIENFAIT M. FISIOLOGIA DA TERAPIA MANUAL. SÃO PAULO: EDITORA SUMMUS, 2000.
  • Ética e Deontologia em Fisioterapia:
    Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2346
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos Gerais e Atualidades

DEPOIMENTOS

O QUE FALAM SOBRE NÓS

Ensino em fisioterapia orientado pela prática e pesquisa

Qualquer forma de ensino requer um planejamento, métodos e ferramentas que permitam aos alunos aplicarem teoria de forma prática em seu ambiente de trabalho. [...]

Osteopatia, uma especialidade da Fisioterapia, é reconhecida como uma forma de tratamento resolutiva e cientificamente eficaz para tratamento de dor

No final do Século IXX, o médico norte americano Andrew Taylor Still, através de ideias pluralistas sobre saúde desenvolveu um modelo de tratamento fundamentado em 4 Leis básicas que estão presentes até os dias de hoje. [...]

Além da graduação: investir em formações complementares pode trazer ótimos resultados

Embora a graduação seja item indispensável, é preciso expandir o portfólio profissional com cursos e especializações. [...]

WhatsAppFacebookInstagramYouTubeTikTokSite Ebrafim

2024 © EBRAFIM - Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa